Dia do Atleta Profissional

Você sabe que dia é hoje? É o dia do atleta profissional. A data foi criada na década de 90 e visa homenagear todas as pessoas que atuam nessa profissão. E falando em profissão, o atletismo só foi reconhecido como tal em 1998, por meio da Lei nº 9616.

De acordo com a lei, atleta, “O desporto brasileiro (esporte) abrange práticas formais e não-formais e obedece às normas gerais… inspirado nos fundamentos constitucionais do Estado Democrático de Direito.”

Existe, ainda segundo a legislação, três tipos de esporte: o educacional, “praticado nos sistemas de ensino e em formas assistemáticas de educação”; o de participação, “de modo voluntário, compreendendo as modalidades desportivas praticadas com a finalidade de contribuir para a integração dos praticantes na plenitude da vida social”; e os de rendimento, “praticado segundo normas gerais desta Lei e regras de prática desportiva, nacionais e internacionais, com a finalidade de obter resultados e integrar pessoas e comunidades do País e estas com as de outras nações.”

Veja cinco benefícios proporcionados pelos exercícios físicos

Nesse dia, a Clinipam dá os parabéns aos atletas, pois eles, além de representarem o país em competições, são responsáveis por divulgar a prática esportiva, capaz de promover diversos benefícios à saúde.