Dia Internacional das famílias

Dia Internacional das famílias

Você sabe que dia é hoje? É o Dia Internacional das famílias. A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1994, é o momento de refletir sobre o papel da família na sociedade atual.

Antigamente, família era sinônimo de pai patriarcal, mãe submissa e diversos filhos. Hoje, sabemos, o conceito de família ganhou novos contornos. A mulher tem mais espaço, o homem pode fazer tarefas antes recomendadas apenas para o público feminino e a quantidade de filhos diminuiu.

As mudanças sempre têm prós e contras. Muitos vão dizer que certos valores do passado se perderam, outros vão afirmar que na verdade é a forma de se relacionar que mudou. O debate faz parte do jogo.

Porém, o que não pode mudar, são os valores. Na família, seja ela do jeito que for, deve existir carinho pelo próximo, respeito, amizade, companheirismo, solidariedade e principalmente o amor.

Se você está prestes a iniciar uma família, lembre-se disso. E aproveite para participar do nosso Grupo de Planejamento Familiar, que tem como objetivo realizar ações educativas voltadas ao desenvolvimento da família. Veja este post aqui.

Obs: o Dia Internacional da Família é uma data de comemoração mundial. Aqui no Brasil, porém, o ex-presidente da república João Goulart instituiu o dia 8 de dezembro como o dia da família no país.

Veja também: Grupo de obesidade