Dia Internacional do Idoso

O Dia Internacional do Idoso é comemorado nesta quarta-feira, dia 1 º de outubro. A data foi criada pela Organização das Nações Unidades (ONU) com o objetivo de valorizar aqueles que já passaram dos 65 anos.

O Brasil tem 20,6 milhões de idosos (10,8% da população total), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até 2060, a expectativa é que esse número cresça para 58,4 milhões.

Envelhecer, muitas vezes, não é um processo fácil. É normal passar por momentos de desanimo e depressão. Isso porque, no decorrer da vida, perdemos entes queridos, temos que deixar o trabalho e ainda lidar com o desgaste físico.

Por isso, a data é de extrema é importância. É o momento para se discutir a atenção dada ao idoso e as formas de se colaborar com o bem-estar e com a saúde.

É o momento para reverenciar o idoso e mostrar para ele que a velhice é inerente à vida. E que essa fase não precisa ser encarada como um peso, mas sim como mais uma etapa a ser vivida. É algo que todos teremos que lidar.

Nesse dia, abrace seu avô, sua avó e todos os idosos!