Dia Mundial contra o tabaco

clinipam-plano-de-saude-dia-mundial-sem-tabaco
Com o objetivo de atentar à população mundial acerca dos danos e males que a produção e o uso do tabaco geram, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou, em 1987, o Dia Mundial contra o Tabaco, que é celebrado anualmente no dia 31 de maio. Neste ano, o tema abordado durante a celebração é “juventude livre do tabaco”.

E, se você ainda não sabe, o tabagismo é uma doença crônica caraterizada pelo vício na nicotina, substância presente, especialmente, nos cigarros. O tabaco, aliás, além de afetar a saúde do indivíduo, é prejudicial também ao meio ambiente, uma vez que a fumaça produzida por ele por meio do cigarro é tóxica.

De acordo com dados coletados pela OMS, cerca de um terço da população adulta de todo o mundo é fumante. No Brasil, em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto do Câncer (Inca), Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os números também são expressivos. 25 milhões de brasileiros com mais de 25 anos admitiram fumar tabaco, seja por meio de cigarros ou derivados.

Dentre algumas das 4.700 substâncias químicas e prejudiciais às pessoas e ao ambiente presentes no tabaco, encontramos a amônia e o arsênico, além de corantes e agrotóxicos, que são elementos cancerígenos.

Por isso, nós, da Clinipam, apoiamos o Dia Mundial contra o Tabaco e fazemos um convite à exclusão deste elemento tão maléfico à você da sua rotina. Jovem ou não, ao parar de fumar você só tem a ganhar!

Conheça o Grupo de Apoio ao Fumante da Clinipam!