Dia Mundial da Luta contra o Câncer

facebook
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer é a segunda causa de morte mais incidente no Brasil, ficando apenas atrás de doenças do coração. Para que população e autoridades atentem-se a este mal, portanto, foi instituído em 2005, pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), o Dia Mundial da Luta contra o Câncer no dia 4 de fevereiro.

A data tem como objetivo demonstrar que ser diagnosticado com câncer não significa, de forma alguma, o fim. Aliás, muito pelo contrário. Apesar deste mal ter crescido de forma alarmante por todo o mundo, atingindo 12,7 milhões de pessoas por ano, medidas e estratégias de tratamento e prevenção tem sido desenvolvidas e se mostrado cada vez mais eficazes no combate a esta doença que, atualmente, provoca cerca de oito milhões de mortes por ano.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos um terço de todos os casos de câncer pode ser evitado. Para tanto, é necessário atentar-se a uma palavra: prevenção. Além disso, foi criada, em 2008, pela UICC, a declaração mundial contra o câncer. Nela, foram traçadas metas para reduzir os números relacionados à doença no mundo até 2020. Para que ela possa atingir um maior número de pessoas, no entanto, é necessário que tanto autoridades quanto população se comprometam com o documento, assinando-o e repassando-o.

Para assinar a declaração, clique aqui.