Dia mundial do Combate ao Câncer

Leucemia infantil cada vez mais perto da cura
O Dia Mundial do Combate ao Câncer, celebrado no dia 8 de abril, tem como objetivo discutir a prevenção e as formas de tratamento da doença. A data é uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS),

Atualmente, o câncer é a segunda doença que mais mata em todo o mundo, ficando atrás apenas das enfermidades cardiovasculares. E, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 580 mil novos casos da doença devem aparecer no ano de 2014 no Brasil, sendo 182 mil deles diagnósticos de câncer de pele não-melanoma, que é o câncer mais recorrente.

Já a nível mundial, a OMS estima o aparecimento de 27 milhões de novos casos e projeta que 17 milhões de pessoas morrerão devido à doença até 2030. Números preocupantes que, segundo a pesquisa da organização, afetarão mais os países em desenvolvimento, incluindo, neste caso, o Brasil.

Daí, a importância de se levar a sério o assunto. Ainda mais em território brasileiro. Portanto, lembre-se de realizar exames regulares e evitar o que pode ser um fator de risco para o aparecimento da doença, como o cigarro e a má alimentação, por exemplo.

Mas não só isso. Praticar atividades físicas, se manter no peso adequado, evitar bebidas alcoólicas e a exposição excessiva ao sol também são atitudes que podem lhe ajudar a prevenir o surgimento de diversos tipos de câncer.

Para saber mais, confira a Declaração Mundial contra o Câncer