Dia Mundial do Enfermeiro

clinipam-plano-de-saude-dia-mundial-enfermeiro
Hoje, dia 12, é comemorado o Dia do Enfermeiro (ou Dia Internacional da Enfermagem), instituído em 1974 pelo Conselho Internacional de Enfermeiros, porém, celebrado mundialmente desde 1965. O objetivo da data é atentar sobre a importância dos serviços prestados pelo enfermeiro e seu importante papel enquanto profissional de saúde.

O dia 12 de maio foi a data escolhida para a comemoração devido ao nascimento de Florence Nightingale, que é considerada uma das figuras mais importantes da enfermagem, chamada de “mãe” da enfermagem moderna. Ela é a fundadora da primeira Escola de Enfermagem secular do mundo, que foi construída na Inglaterra, em 1860.

No Brasil, a ocasião é celebrada desde o ano de 1938, quando o então presidente Getúlio Vargas incorporou via lei a data ao calendário nacional.

Dentre as principais funções dessa profissão, citadas pela American Nurses Association (ANA), estão o cuidado com os eventuais problemas de saúde por meio de ações cientificamente embasadas, o suporte-técnico a outros profissionais de saúde e o reconhecimento de potenciais doenças. Além da educação sobre saúde aos pacientes.

E, nós, da Clinipam, obviamente, temos uma relação super especial com esse importante profissional, que faz parte de nosso empreendimento e exerce papel fundamental na rotina diária de nossos serviços. Portanto, de todos nós, um enorme parabéns e obrigado! Feliz Dia do Enfermeiro!