Dia Mundial do Meio Ambiente

dia_mundial_meio_ambiente

Instituído em 1972, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente no dia 5 de junho, consiste em uma das datas mais importantes para o ambiente como um todo. A ocasião tem como objetivo fomentar a discussão e as ações políticas e sociais quanto à preservação do meio ambiente, que influencia diretamente no desenvolvimento social, econômico e político de um país.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), tratar as questões ambientais pelo viés humano, incentivar as pessoas a fazerem parte do desenvolvimento sustentável, orientar em relação ao uso dos recursos ambientais e promover parcerias que beneficiem as questões “verdes” também são tópicos essenciais presentes na celebração.

E, como bem sabemos, o meio ambiente apresenta uma ligação direta com a saúde. Bemestar, ar limpo e sossego, por exemplo, são alguns dos benefícios que áreas verdes nos proporcionam. Benefícios que contrastam com os malefícios aos quais estamos expostos todos os dias com a falta de preservação dos ambientes sustentáveis e a industrialização em massa. Poluições sonoras, visuais e auditivas, ar impuro e estresse são alguns deles.

No dia de hoje, portanto, nós o desafiamos a se engajar e fazer parte do desenvolvimento sustentável. E não é difícil, não. Comece com pequenos gestos aqui e ali e passe a bola para frente! O meio ambiente e a sua saúde agradecem!