Dia Nacional da saúde

dia-nacional-da-saudeSabe aquele velho ditado que nos ensina que, sem saúde, não conseguimos fazer mais nada? Bem, talvez ele seja uma das lições mais sábias que internalizamos ao longo do tempo. Isso porque, por mais que nem sempre a priorizemos, a saúde é o elemento essencial da vida. Sem ela, de fato, estamos inaptos às atividades rotineiras, às recreações, à raciocinar e, basicamente, à desfrutar de tudo que nos cerca. Por isso comemoramos o Dia Nacional da Saúde, que nos lembra de tudo isso e mais um pouco.

A data é comemorada no dia 5 de agosto devido ao nascimento de Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu neste dia no ano de 1872 e é considerado um dos médicos brasileiros mais renomados e importantes do país. Foi nomeado diretor geral de saúde publicado em 1903 e lutou contra a peste bubônica, a febre amarela e a varíola. Já em 1913, Cruz foi escolhido para integrar a Academia Brasileira de Letras. Porém, morreu quatro anos depois, de insuficiência renal.

Todavia, além de relembrar o grande sanitarista que foi Cruz e de seus esforços pela saúde no Brasil, a data também é uma forma de alertar a população acerca de atitudes e hábitos que contribuem para a saúde. Dentre eles, uma boa alimentação, a realização frequente de exercícios físicos e as consultas regulares ao médico. Coisas simples, mas que adicionam uma qualidade tremenda à vida.

Leia mais sobre saúde

Portanto, nós da Clinipam convidamos a todos nesta data especial para celebrar a saúde conosco por meio de atitudes e costumes saudáveis. Um brinde à saúde!