Dica para as grávidas: como dormir melhor

 

Dica para as grávidas: como dormir melhor

 

A barriga pesa, as costas doem… E pra piorar, a dificuldade na hora de dormir. Toda grávida sabe dos vários incômodos que aparecem também na cama. Seja pelo peso da barriga, ou mesmo por não achar uma posição confortável. Mas não se preocupe, sempre há uma solução. O blog da Clinipam traz dicas para dormir bem durante a gestação.

A primeira dica vale para todos aqueles que querem uma boa noite de sono: reduza o ritmo das atividades ao final do dia. Além disso, é importante cuidar com o local de repouso, manter tudo limpo, confortável e sem muito ruído. Exercícios físicos também são recomendados, graças às substâncias que liberam, mas é importante consultar um especialista para saber quais as melhores práticas.

De acordo com a fisioterapeuta e especialista em medicina do sono, Carolina Elena Carmona de Oliveira, o consumo de alimentos e bebidas na parte da noite deve ser moderado. “Cerca de duas horas antes de dormir, evite tomar líquido. Isso evitará ter que se levantar muitas vezes para ir ao banheiro. Além disso, para não sentir náuseas, evite comer e, em seguida, deitar”.

Algumas gestantes conseguem dormir de barriga para cima; outras não conseguem por causa da compressão da veia cava e sentem falta de ar. Nesses casos, o mais indicado é deitar para o lado esquerdo, atitude que contribui para a circulação, e de preferência com a barriga voltada ao lado de fora da cama, o que facilita o momento de levantar (sem precisar forçar as costas).

Para evitar torções na coluna, uma opção é colocar uma pequena almofada embaixo da barriga, assim, as costas ficam alinhadas. Já para os casos de câimbras noturnas, almofadas antirrefluxo e antivarizes são indicadas para ajudar a relaxar as pernas e melhorar a circulação. Cochilar ou descansar após o almoço também contribui para a melhora do sono à noite. E em casos de insônia, nada de ficar revirando na cama, levante, leia um livro, relaxe, e só depois volte a tentar dormir.