Dicas de bem-estar: Como relaxar em casa

Dicas de bem-estar: Como relaxar em casa

O estresse e a correria do dia-a-dia podem ser prejudiciais para o corpo e para a mente. Por isso, é sempre importante tirar um dia para esquecer de tudo e cuidar de si mesmo. Como a Clinipam também está preocupada com o seu bem-estar, preparou 7 dicas para relaxar, e o melhor, você pode fazer tudo em casa. Confira:

  1. Escolha um dia: esqueça trabalho, compromissos, casa e filhos. Essa é uma tarefa difícil, é preciso ter disciplina e se programar, senão sempre surgirá algo e o relaxamento ficará para depois. Desligue e esconda os aparelhos eletrônicos e celular e não se esqueça de avisar à família; peça para não ser interrompido.
  2. Crie um clima: prepare o ambiente para o relaxamento. Colocar uma boa música é quase uma obrigação. Escolha uma que represente algo para você ou opte pelas clássicas, que possuem efeitos relaxantes comprovados. Uma boa opção é colocar um aromatizador suave ou velas perfumadas (camomila, lavanda e ylang-ylang são boas opções, principalmente antes de dormir).
  3. Separe tudo: anote tudo o que você pretende fazer na sua sessão de relaxamento e separe os objetos que vai precisar. Tome um banho bem caprichado (você pode usar ervas ou óleos essenciais) e escolha uma roupa bem confortável.
  4. Atenção aos pés: como dizem, são eles que nos carregam o dia todo, por isso, merecem uma atenção especial. Ferva um pouco de água, coloque em uma bacia e deixe os pés de molho por um tempo, o famoso escalda pés. Acrescente um pouco de sal grosso na água. Óleos essenciais (como de lavanda ou cedro) também são bem-vindos e ajudam a relaxar.
  5. Automassagem: sempre boas e muito úteis no processo de relaxamento, a massagens não precisam ser feitas somente por um profissional. Escolha um bom creme (os com extrato de castanha da Índia melhoram a circulação) e se massageie. Os movimentos devem seguir a linha da drenagem linfática, ou seja, movimentos suaves de baixo para cima. Outro aliado é o massageador de cabeça. Cinco minutinhos já bastam para aliviar o estresse.
  6. Região dos olhos: nessa área, vale investir em máscaras com ervas, que ajudam a descongestionar e amenizar as olheiras. Para sua sessão de relaxamento, faça compressas geladas sob os olhos, de preferência de camomila (você pode fazer um chá forte deixar gelar), com a ajuda deu um algodão.
  7. Leitura: às vezes, tudo o que precisamos é nos distrair, esquecer dos assuntos cotidianos, parar e pensar (ou não pensar em nada). Nesse sentido, escolher um bom livro, com uma narrativa envolvente e de fácil leitura, pode ser uma boa escolha, já que as histórias conseguem nos levar a outros lugares, ajudam a “fugir” do mundo real. Se a leitura não é seu forte, invista na criação de um diário, para “desabafar”, ou apenas deite e escute um bom som, esvaziando a mente.