Dieta e exercício físico

Dieta e exercício físico

O que mais emagrece, dieta ou exercício físico? Essa “briga” é antiga, mas pesquisas recentes e profissionais de saúde apontaram o vencedor. Ou os vencedores.

No final de 2012, um levantamento feito pela “Obesity Reviews” constatou que a prática de exercícios físicos sem o acompanhamento de uma dieta não faz o corpo perder muitas calorias. E um dos motivos é que logo após o treino as pessoas têm mania de comer mais do que deveriam.

Portanto, o ideal é fazer exercícios físicos e dieta. Tanto um como o outro devem ser sugeridos por profissionais da saúde.

Uma pequena vantagem da dieta

Caso você não tenha tempo para praticar exercícios físicos de forma constante, a dieta leva vantagem quando o quesito é emagrecer. Isso porque é mais fácil perder calorias evitando o consumo de alimentos pesados e gordurosos do que praticando atividades esportivas.

Vamos à conta. Para eliminar 7 mil calorias, por exemplo, você teria que fazer 14 horas de exercícios físicos. É muito fácil deixar de comer fast food ou alimentos do gênero, não é mesmo?

E outra informação sobre dieta e exercício físico é a seguinte: nem todo mundo, quando prática algum atividade, perde a mesma quantidade de gordura. Uma pessoa com peso ideal pode perder 700 calorias na academia, por exemplo. Já uma com sobrepeso ou com obesidade perde apenas 300, segundo a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Dieta e exercício físico

O ideal, segundo a presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, Heloisa Guarita, não é se empanturrar depois do treino, mas sim manter o equilíbrio, mesmo se a fome estiver grande: “coma carboidratos leves antes do treino, como biscoitos, e um lanche com carboidrato e proteína após”, disse.

Para o treinador físico Marcio Atalla, a resposta também segue a mesma linha: o equilíbrio entre exercício físico e dieta é a resposta. “A dieta, sozinha, vai naufragar sempre. Quando você faz só a restrição alimentar, tem que comer cada vez menos para continuar perdendo peso. Com o emagrecimento, o metabolismo vai caindo [ficando mais lento]“.

Para reforçar da junção da dieta e do exercício físico, o Centro Pennington de Pesquisa Biomédica, nos Estados Unidos, também confirmou a relação entre as duas “práticas”, tanto a alimentar com a esportiva.

De qualquer forma, existem alguns tipos de dietas que fazem sucesso no mundo e, segundo os médicos, podem ser seguidas, pois não fazem mal.

Alguns tipos de dietas

De acordo com o médico Alexander Luiz Gomes de Azevedo, autor do livro As 11 Dietas mais Famosas do Mundo – A Escolha é Sua!, os tipos de dietas que fazem bem ao organismo são: dieta do tipo sanguíneo, dieta do Dr. Atkins, dieta da sopa, dieta ortomolecular, dieta vegetariana, dieta do mediterrâneo, dieta de south beach, dietra programada lean body, dieta da combinação de alimentos, dieta da pirâmide de alimentos e dieta do grupo Vigilantes do Peso.

E você, faz exercício físico? E dieta?

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