Distúrbios de humor: uma das principais causas de quadros de insônia

insonia-clinipam-plano-de-saude-em-curitiba-estresse-falta-de-sono

A insônia é caracterizada pela sensação de sono não satisfatório. O que você vai ver hoje no blog da Clinipam, e que muitos podem não saber, é que o estresse e outros distúrbios do humor são um dos principais causadores a falta de sono. Por mais que a quantidade de tempo que a pessoa necessita dormir por dia varie conforme a idade, é importante que a noite seja bem dormida, afinal, um bom sono contribui para a qualidade de vida.

De acordo com o psiquiatra Mateus Firmino, as principais causas da insônia podem ser psicológicas, físicas (hipotireoidismo, hipertensão, diabetes mal compensada, doenças respiratórias e neurológicas, dores crônicas) e por abuso de substâncias (álcool, cafeína, cigarro e drogas ilícitas). “Cerca de 30% das pessoas com insônia também apresentam algum desequilíbrio emocional, como depressão, além de ansiedade, estresse, fobias”.

Quem complementa esse argumento é a psicóloga Juliana Andrade Vieira, que afirma que o estresse é uma das principais causas dos quadros de transtornos do sono e pode desencadear tanto a insônia aguda, como a crônica. Entender a relação entre o transtorno do sono e os distúrbios de humor é importante para que seja possível chegar à origem de ambos os problemas. “Para que a gente possa limitar o efeito do estresse sobre o sono é fundamental que você perceba quais são os focos de estresse na sua vida”.

É importante lembrar que não há um único modo de lidar com o estresse, já que o tratamento dele é pessoal e subjetivo. Por isso mesmo a importância de se procurar um especialista e iniciar um processo psicoterapêutico e, assim, buscar seu autoconhecimento e autocontrole. “É importante que no teu processo de autoconhecimento seja possível que você identifique quais são as fontes do cotidiano que potencializam esse estresse e quais são as fontes de alívio, para que você possa ter controle sobre essas situações.”

Assim como no estresse, pacientes com quadro de ansiedade também têm dificuldades em iniciar o processo do sono. E sono interrompido, ou mal dormido, pode trazer muitos prejuízos para a vida pessoal, profissional, familiar e para a convivência no geral. Então, se há persistência nos quadros de insônia, procure um especialista, que poderá indicar o melhor tratamento para cada caso específico

Veja também: Como relaxar em casa