Doenças comuns no verão

clinipam-plano-de-saude-doencas-verão

O verão está quase aí. Muito sol, praia, água de coco e diversão. O problema é que algumas enfermidades também gostam de dar às caras na estação.  Separamos algumas das doenças mais comuns no verão para você se prevenir.

Desidratação – A desidratação, muito comum no verão, é causada pela perda de líquidos e eletrólitos no corpo. Entre os sintomas, há mal estar e dor de cabeça. Para evitar esta doença comum no verão, deve-se beber muita água e suco de frutas.  Cerveja e refrigerante não servem, ok? Rs.

Intoxicação alimentar – no verão, as pessoas costumam se alimentar na praia, na rua ou em estabelecimentos desconhecidas. É importante, antes de consumir algo, verificar se o produto em questão ficou por muito tempo exposto ao sol. A exposição excessiva por gerar microrganismos nocivos ao corpo humano.  Os sintomas desta doença de verão são vômito, diarreia, febre e até desidratação.

Insolação – É a demasiada exposição ao sol que gera queimaduras e prejudica o funcionamento do organismo. Pode ser prevenida por meio de hidratação e da não exposição elevada ao sol. Recomenda-se, também, não tomar banho de sol entre as 10h e às 16h.

Micose – Esta doença comum verão é caracterizada por fungos que se proliferam na pele causando irritação e coceira.  Em casos graves, pode causar até infecção. Para evitá-lo, seque bem o corpo após deixar o banho. Já as meninas, para se prevenirem da micose, também precisam secar bem os cabelos.

Bicho geográfico – Protozoário que penetra na pele resultando em dores e coceiras. Ganha esse nome porque o protozoário, ao caminhar na pele, faz praticamente o desenho de um mapa. Para driblar esta doença comum no verão, é necessário tomar cuidado com fezes de animais na areia e na água.

Otite – a otite é uma inflamação no ouvido gerada pela água que pode entrar em excesso na região. Causa irritação e pode conter fungos. É evitada por meio da retirada da água que entrou no ouvido. Para secá-lo, use cotonetes.

Estes são apenas alguns exemplos do que estamos sujeitos durante o verão. Ainda há riscos de contração de doenças mais sérias, como a dengue ou a hepatite A. Portanto, nada de brincar com sua saúde. Fique atento e tome os cuidados necessários!