É possível prevenir a osteoporose

osteoporose-prevencao-clinipam-plano-de-saude

Apesar de a osteoporose ser uma doença que, na maioria das vezes, acomete pessoas de idade avançada, sua prevenção deve começar na adolescência, quando o esqueleto se estabelece e constrói massa óssea. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), 70% das brasileiras entre 16 e 44 anos acreditam que devem se prevenir somente na fase adulta.

De acordo com o geriatra Kleber Xavier, além da osteoporose desencadeada ao longo dos anos pela falta de cálcio e vitamina D, ela pode ser causada por doenças, como artrite reumatoide, mieloma múltiplo ou por disfunções da tireoide. “Também pode acontecer pelo uso de drogas, ingestão abusiva de álcool ou remédios como os corticóides”.

Para prevenir a osteoporose, a principal dica é manter uma dieta rica em cálcio e vitamina D. A vitamina possibilita a absorção do cálcio, que é o responsável pelo fortalecimento e manutenção dos ossos. A Organização Mundial da Saúde recomenda que o consumo desse nutriente esteja entre 800mg e 1200mg por dia. Além disso, são importantes também a prática de exercícios e a exposição ao sol, sempre que possível.

Os efeitos da osteoporose podem ser minimizados se houver um diagnóstico precoce, que é feito pela densitometria óssea. “Na grande maioria das vezes a doença não causa nenhum sintoma, principalmente nas fases iniciais”. Por isso, é a demora para que ela seja notada que gera um tratamento tardio e menos eficaz.

No vídeo você confere duas receitas para prevenir a osteoporose, preparadas pela nutricionista Danuza Yanes: