Entenda o que é bulimia

clinipam-plano-de-saude-bulimia
A bulimia é uma doença que consiste na ingestão exagerada de alimentos (episódios bulímicos) seguida de métodos compensatórios para que o indivíduo perca o que comeu. Tais métodos podem variar entre vômitos, uso de laxantes ou diuréticos e exercícios físicos em excesso.

A pessoa bulímica sente falta de controle devido aos episódios regulares em que consome alimentos demais. Para ela, perder peso ou, simplesmente, não engordar se tornam obsessões que, muitas vezes, são tão escondidas que familiares e médicos não conseguem perceber.

Embora possa ser vista em alguns homens, a doença atinge muito mais mulheres — as jovens, especialmente. Os sintomas mais comuns são o medo, a insegurança, a depressão, o sentimento de culpa e, como explicado, os episódios bulímicos.

Por mais que estudos apontem fatores biológicos, familiares, culturais e psicológicos como as principais causas para a doença, ainda não há uma resposta concreta. No entanto, existem formas de tratá-la. A principal delas é a abordagem multidisciplinar, que inclui tratamento psicológico, farmacêutico e nutricional. Tudo de uma vez. Desta forma, o paciente tem todas as áreas afetadas acompanhadas e a melhora é mais rápida.

E, para se prevenir contra este mal, a dica é simples: reavalie os padrões de beleza impostos pela mídia e pela sociedade, lembrando-se de que você precisa ser feliz exatamente da forma como é. A busca pela silhueta ideal, para você, pode e deve ser traçada, mas sempre com segurança, responsabilidade e saúde.