Entenda o que é hérnia de hiato

clinipam-plano-de-saude-hernia-de-hiato
A hérnia de hiato ocorre quando uma parte do estômago, o esôfago, se projeta para dentro do tórax por meio de uma abertura do diafragma, músculo com função respiratória que divide o abdômen do tórax. Essa abertura é conhecida como hiato esofágico e, devido ao seu alargamento, ocorre o que se denomina hérnia de hiato.

O que causa este alargamento, no entanto, ainda é um mistério. O que se pode afirmar sobre esta complicação, no entanto, é que ela dificulta o fechamento completo do estômago, facilitando a saída ou refluxo da substância ácida produzida no estômago para o interior do esôfago, causando uma sensação de queimação conhecida popularmente como azia.

Os sintomas da hérnia de hiato são: azia e queimação, refluxo do conteúdo do estômago para a garganta, arrotos, peso abdominal, digestão lenta e sensação de inchaço do estômago. A azia crônica, inclusive, pode causar úlceras e esofagite, mas a principal doença que acompanha a hérnia de disco é o refluxo gastroesofágico (retorno do conteúdo do estômago para o esôfago).

Quanto ao tratamento contra este mal, é recomendado emagrecer, se for o caso, e seguir uma dieta que contenha pouca gordura. Evitar bebidas alcoólicas, fumo e comidas muito apimentadas também é importante. Além disso, utilize medicamentos que neutralizem a acidez estomacal, diminuam a produção de ácido ou fortaleçam o esfíncter esofágico inferior. Mas, obviamente, consulte um médico antes de utilizar qualquer medicação.