Entenda o que é o câncer de próstata

clinipam-plano-de-saude-cancer-de-prostata
Localizada na parte baixa do abdômen, abaixo da bexiga e à frente do reto, a próstata é uma glândula pequena, em formato de maça, que apenas os homens possuem. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

A origem do câncer na região ainda é desconhecida, mas estipula-se que suas causas possam estar ligadas a alguns fatores: genético, hormonal, dieta e ambiental. No primeiro caso, a presença de câncer de próstata em parentes do primeiro grau aumenta a probabilidade de diagnóstico desse câncer em 18%. Em relação às dietas, alimentações repletas de gorduras criam uma disposição à doença.

Atualmente, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em escala mundial, é o sexto câncer mais comum e o que mais atinge a população masculina. É considerado o câncer da terceira idade, uma vez que cerca de três quartos dos casos ocorrem em homens que têm a partir de 65 anos.

A doença pode ser detectada apenas por meios clínicos e laboratoriais. Em caso de câncer de próstata sintomático, o paciente se queixa de dificuldade para urinar e a bexiga parece não se esvaziar. Sangramento na urina também pode ocorrer, embora seja um sintoma mais raro.

O tumor pode crescer rapidamente, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. Entretanto, é mais comum que ele cresça de forma lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³). Portanto, se você já possui uma idade avançada ou quer se prevenir, realize os exames necessários. Sua saúde agradece.