Entenda o que é o Glúten

glutenVocê já deve ter se deparado com ele em diversas embalagens de produtos. E, possivelmente, deve ter se perguntado: o que é o tal do glúten? Pois é, estamos acostumados com a palavra e sabemos que ele está relacionado à alimentação, porém, muitos ainda não sabem o que este elemento é e por que algumas pessoas não podem ingeri-lo de forma alguma. Por isso, vamos explicar direitinho para você.

O glúten nada mais é do que uma proteína presente no trigo, na cevada, no malte, na aveia, no centeio e em seus derivados. Até aí, tudo bem. O grande problema dessa proteína é que ela é o fator principal no desenvolvimento da doença celíaca, que é a intolerância ao próprio glúten. E a condição é muito mais comum do que se pensa, uma vez que a substância é encontrada também em diversos produtos industrializados, amplamente consumidos pela população em geral.

Quem tem a doença celíaca é atingido da seguinte forma: ao consumir o glúten, o intestino delgado o identifica como algo ruim e produz uma grande quantidade de linfócitos intraepiteliais que agem como anticorpos frente à proteína. Só que esses mesmos anticorpos acabam inflamando e atrofiando as vilosidades do intestino, que se torna incapaz de absorver nutrientes essenciais.

Os principais sintomas da doença são diarreia crônica, dores abdominais, prisão de ventre crônica, esterilidade, enxaquecas, aftas, depressão e até osteoporose e anemia. Portanto, se você se identificou com algum desses fatores, procure um médico o quanto antes. E não se esqueça de checar as embalagens de comprar!