Estresse crônico no casamento pode levar à depressão

clinipam-plano-de-saude-casamento-estresse-depressao
Que a depressão é um problema recorrente nos dias atuais e é causado por diversos fatores diferentes, você já sabe. O que você pode não saber, entretanto, é que um desses fatores pode ser o casamento.

Pelo menos, é o que aponta um estudo da Universidade de Wisconsin-Madison, publicado na revista científica “Journal of Psychophysiology“. De acordo com ele, o estresse crônico causado pelo matrimônio pode causar depressão.

A pesquisa foi elaborada por meio de um questionário sobre estresse, que foi respondido por pessoas casadas. Os indivíduos também responderam perguntas acerca da qualidade dos seus casamentos e com que regularidade se chateavam com o esposo (a).

Após esta primeira fase da pesquisa, se passaram nove anos. Foi quando os voluntários retornaram para responderem a novos questionários e serem avaliados quanto a como reagem frente a experiências positivas e negativas.

Para os autores, os resultados são satisfatórios e de grande importância, pois ajudam na compreensão do porquê algumas pessoas são mais propensas à depressão do que outras. Neste caso, o estresse gerado pelo casamento serviria como um modelo para estudar os demais fatores que podem causar a doença.

E você, o que acha?