Evitar e eliminar o chulé é possível

Como evitar o chulé

Hoje, o blog da Clinipam aborda um assunto muito comum entre as pessoas, a bromidrose plantar, mais conhecida como chulé. O mal cheiro dos pés começa a surgir, geralmente, após a puberdade e é causado devido à ação de bactérias sobre o suor dessa parte do corpo. Ou seja, o pé sua e, por causa dos sapatos fechados, esse suor não consegue se dissipar, então, ele fermenta junto com as bactérias que estão na pele. Assim surge o chulé.

Mas não é só isso. O chulé também se dá por outros fatores, como a falta de troca frequente de calçados e meias. Isso diminui mais ainda as chances do pé respirar como deveria e aumenta a probabilidade de um quadro constante de chulé. Algumas atitudes, quando exercidas de forma correta, conseguem evitar e eliminar o chulé. Em outros casos, no entanto, é preciso procurar ajuda de um dermatologista, que vai avaliar e se preciso, tratar com medicação, como antibióticos e secativos.

Higienização: higienizar bem os pés é algo que deve ser feito todos os dias. Dê preferência aos sabonetes neutros e evite os antissépticos, já que matam não apenas as bactérias ruins e podem causar outros tipos de irritação na pele.

Secar bem os pés: Ao sair do banho, seque bem a planta dos pés e, principalmente, entre os dedos, já que as bactérias se proliferaram em lugares úmidos.

Calçados e meias: Sempre que possível, utilize sapatos abertos, que facilitam a respiração dos pés. Quanto às meias, prefira as de algodão que melhor conseguem absorver e de deixar o suor evaporar.

Troque o par de sapatos: nunca utilize o mesmo par de sapatos todos os dias. Os calçados precisam ser arejados, isso evita o chulé. Evite também os calçados de plástico que, por serem vedáveis, facilitam o mal cheiro.

Talco: Talcos podem ser úteis em alguns casos, porém, pessoas que têm suor excessivo nos pés devem evitá-los, isso porque em contato com o suor, forma uma “pasta” que contribui para proliferação das bactérias já existentes.

Quando procurar um dermatologista

Quando todas as medidas foram tomadas, mas sem resultados, ou ainda, quando há grande desconforto e alteração na vida social, é importante procurar um médico.

Clinipam, mais saúde pra você!