Exercícios físicos durante a gravidez

exercicios-gravidezA gravidez é um período lindo, mas repleto de dúvidas. Muitas mamães (e não só as de primeira viagem) têm muitas dúvidas acerca do que podem ou não fazer. E a prática de exercícios físicos durante a gravidez está entre elas.

A resposta é sim. Aliás, exercícios físicos não só podem ser realizados durante a gestação como são essenciais para o bem-estar gestacional. Dentre os benefícios resultantes da prática, podemos citar o controle de peso da mãe, a redução de riscos obstétricos, a manutenção do condicionamento físico e a diminuição de males como o estresse e a depressão.

A atividade física mais recomendada para quem está esperando um bebê é a hidroginástica, pois ela traz conforto às futuras mamães, uma vez que na água elas não sentem o peso da barriga e sentem a circulação melhorar.

Mas práticas como a caminhada, pilates e yoga também são importantes. Já a musculação, apesar de não ser contraindicada, deve ser bem orientada e acompanhada por um profissional que saiba lidar com gestantes. Do contrário, evite. Quanto às outras, busque conversar com seu obstetra antes de iniciá-las. Afinal, prevenir-se nunca é demais.

Aliás, é necessário tomar cuidados em todos os exercícios físicos. Usar roupas leves, beber muita água, conhecer seus limites e evitar condições que possam fazer mal à saúde (como alta temperatura, por exemplo). Portanto, fiquem atentas!