Exercícios para aliviar a dor de cabeça

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72 milhões de brasileiros sofrem com dores de cabeça todo ano, segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Cefaleia. Porém, ninguém está livre delas, mesmo surgindo eventualmente. E, independentemente dos motivos que dão-lhe vida, a dor, em alguns casos, é tão intensa e insistente que nem mesmo remédios parecem surtir qualquer tipo de efeito. Pensando nisso e no seu bem-estar, elencamos alguns exercícios que podem amenizar esse mal e lhe ajudar em meio a crises.

1 – No caso da enxaqueca, a dica é praticar exercícios físicos. Isso mesmo. No momento do exercício, há a produção de endorfina e serotonina, este último o neurotransmissor do bem-estar. Ele age como uma morfina natural do organismo, aliviando a dor. Para tanto, todavia, a prática deve ser realizada, pelo menos, três vezes por semana.

2 – Se a causa da dor de cabeça é estresse, o ideal são atividades que mudem o foco do pensamento e promovam relaxamento, como ioga, alongamento e pilates. Atividades de dança e que envolvam o corpo também são bem-vindas.

3 – No caso da TPM, pratique exercícios aeróbicos progressivos. Nada muito intenso, pois a dor pode aumentar.

4 – Em pé, com a mão direita, segure a cabeça do lado esquerdo, empurrando-a em direção ao ombro direito. Fique nessa posição por 60 segundos e retorne, devagar. Faça o mesmo do outro lado. É importante que, durante o movimento, os ombros não se mexam e que você sinta um alongamento do pescoço.

5 – Em pé, pernas afastadas e coluna ereta. Entrelace os dedos, posicione as mãos atrás da nuca e leve a cabeça, com suavidade, em direção ao peito. Permaneça por 60 segundos e retorne à posição inicial.

Em caso de persistência da dor e outros sintomas, consulte um médico o quanto antes. Afinal, com saúde não se brinca.