Filemafobia, o medo de ser beijada

filemafobiaDiferente da personagem Josie Geller (Drew Berrymore), que no filme “Nunca Fui Beijada” queria encostar seus lábios nos do professor de literatura Sam Coulson (Michael Vartan), existem pessoas que têm pavor só de pensar na ideia. Sim, é isso mesmo que você leu.

Quem tem medo de ser beijado sofre de uma fobia chamada filemafobia. Pessoas com filemafobia sentem nojo de beijar e, em alguns casos, ficam com a boca seca e com “tremeliques”. Em situações mais graves, elas têm até ataques de pânico. É, não é nada fácil.

Como ocorre a filemafobia

Para alguns estudiosos, a filemafobia está ligada a outra fobia, chamada filofobia. O que é isso? É o medo irracional de se apaixonar e te relações com o outro. Quem sofre desse transtorno não consegue esquecer as desilusões do passado – como um término de relacionamento ou um divórcio — e teme sofrer tudo de novo ao viver outro relacionamento.

Como tratar a filemafobia

O tratamento contra a filemafobia (ou medo de beijar) é feito por meio de psicoterapia ou psiquiatria. Para a filofobia, a recomendação é a mesma.

Clinipam, saúde para você!