Frases para crianças – o que não dizer

Frases para crianças - o que não dizer

Algumas frases não devem ser ditas às crianças, principalmente na fase em que elas estão começando a aprender. Isso porque nesse momento tudo o que é dito influencia o pequeno. Mentiras, palavras desestimuladoras e até certas repressões, portanto, devem ser evitadas.

A Revista Crescer, com base em informações de psicológos, abordou recentemente esse tema. Hoje, aqui no blog da Clinipam, vamos citar as frases para crianças (que não devem ser ditas) e falar por que evitá-las.

Uma das frases de crianças que deve ser evitada pelos pais é “pare de chorar”. Essas palavras são pesadas e fazem as crianças esconderem a emoção. No futuro isso pode afetar a forma como o adulto lida com sentimentos.

Mentiras também devem ser evitadas. Quando o pequeno vai tomar uma injeção, por exemplo, não se deve falar ”calma, pois não vai doer”. Vai dor sim. Quando se mente para a criança a confiança pais/filhos se quebra.

Se uma criança faz algo errado, não use a frase ”você não faz nada direito”.  Como o sistema de defesa não está bem desenvolvido, tudo o que se disser de negativo pode colaborar com a baixo autoestima.

Frases para crianças devem ser positivas. Outra que não deve ser dita é ”se você nao obedecer eu vou embora”. O pequeno deve respeitar os pais por autoridade, e não porque tem medo de perdê-los.

“De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?” (Ernest Hemingway)

 Veja também: Principais sintomas da gravidez