Gravidez: Alimentos Essenciais

A gravidez é um período que exige muito cuidado com a alimentação, visto que o reflexo do que as mães comem podem influenciar na vida toda da criança. Por isso, a Clinipam separou alguns alimentos que são muito importantes para o bom desenvolvimento e saúde do feto.

Ômega 3: Estudos comprovam que dietas que incluem ômega 3 durante a gravidez permitem aos filhos uma maior coordenação motora e capacidade de aprendizado, já que há nelas uma grande contribuição para a formação do sistema nervoso. Alimentos Ricos em ômega 3: sementes, nozes, castanhas e alguns peixes (salmão, sardinha..)

Leites e derivados: Por serem relacionados com a formação dos ossos e dentes do bebê, é indicado que a gestante ingira de 3 a 4 copos de leite por dia, sendo desnatado ou integral. Couve, agrião, brócolis, mostarda, feijão e produtos à base de soja também são ricos em cálcio.

Ácido fólico: Além de serem fontes de cálcio, alimentos como couve e brócolis também são fontes de ácido fólico, um tipo essencial de vitamina B que não é produzido pelo organismo e por isso deve ser ingerido. Encontrado também em frutas como laranja, morango e banana, o ácido fólico auxilia na melhor formação neurológica.

Proteínas: Responsáveis pela produção das células e dos tecidos novos da mãe e do bebê, proteínas como as da carne e ovos são muito importantes na dieta das grávidas. Para as mães vegetarianas ou veganas é recomendada a suplementação de vitamina B12.

Carboidratos: As calorias oferecidas pelos carboidratos são importantes para serem usados como fontes de energia durante a gestação. Caso contrário, essas fontes serão providas das proteínas, o que pode diminuir o impacto maior que elas teriam no organismo. Alimentos integrais como pães, arroz e cereais são mais indicados, além de garantirem o melhor funcionamento do intestino.