Entenda a hipertensão e previna-se

hipertensaoHoje, aqui no blog da Clinipam, vamos falar um pouco sobre o que é a hipertensão, quais são os sintomas da pressão alta – como também é conhecida -, como você pode se prevenir da doença e apontar os possíveis tratamentos.

O que é, afinal, a pressão alta/hipertensão?

A hipertensão acontece quando há muita pressão do sangue nas paredes das artérias. A pessoa está com pressão alta quando apresenta valores acima de 14 por 9. O “normal” é 12 por 8.

Sintomas da hipertensão

De acordo com o médico Drauzio Varella, é difícil identificar os sintomas da hipertensão, pois ela é uma doença traiçoeira. “Só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma abrupta e exagerada. Algumas pessoas, porém, podem apresentar… dores de cabeça, no peito e tonturas, entre outros, que representam um sinal de alerta”, disse em seu site.

De acordo com a OMS, a doença afeta 40% de todos os adultos do mundo, o que representa 1 bilhão de pessoas. Outro dado, que serve de alerta para as autoridades, é que a pressão alta ocorre com mais frequência em países em desenvolvimento, como os da região da África e o próprio Brasil.

No total, ainda segundo a OMS, 80% das mortes acontecem em países em desenvolvimento. E isso não é por conta da quantidade de pessoas, muitas vezes maior do que em países já desenvolvidos. É, sim, por conta da precariedade do sistema de saúde.

Prevenção contra pressão alta

Para saber como se prevenir, é necessário entender as causas da pressão alta. Pegue uma caneta e anote, principalmente se você tem mais de 40 anos – a partir dessa idade, é recomendado fazer exames de hipertensão regularmente.

Não fume; não consuma bebidas alcoólicas; não tenha uma vida sedentária; reduza a quantidade de sal na comida; mantenha um peso saudável; mude seus hábitos alimentares; e faça atividades físicas. Pesquisa da USP de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, mostrou que a caminhada reduz a pressão arterial na primeira hora, contribuindo para a melhora do sistema pulmonar e do circulatório.

Tratamento da pressão alta

O tratamento da hipertensão é de acordo com a situação da doença. Se, por exemplo, a mínima estiver entre 9 e 10 – bastam exercícios físicos e mudanças de hábitos alimentares. Já se a doença estiver em níveis superiores, é necessário medicamentos. Em ambos os casos é necessário conversar com um profissional da saúde.