Horário para dormir e problemas de comportamento

hora_de_dormir

Uma recente pesquisa da University College London, na Grã-Bretanha, mostrou que crianças que não têm horário certo para dormir apresentam mais problemas de comportamento. Hoje, no blog da Clinipam, você vai entender porque dormir em diferentes horários a cada dia prejudica o relógio biológico da criança e aumenta os riscos de problemas comportamentais e emocionais na infância.

A nova pesquisa analisou os hábitos relacionados ao sono de 10.230 crianças – o horário em que iam para a cama e quantas horas de sono tinham por noite. O estudo também apontou que horários de sono irregulares são mais comuns entre crianças pertencentes a famílias de baixa renda, nas quais os pais possuem menores níveis de escolarização.

Os pesquisadores chegaram à conclusão que dormir em horários diversificados ou ter poucas horas de sono pode atrapalhar o ciclo circadiano, responsável por gerenciar o funcionamento do organismo e regular o apetite, os horários de sono e o humor. Essas alterações no sono geram uma bagunça no relógio biológico da criança e modificam a forma como o corpo vai trabalhar no dia seguinte.

Como resultado, observam-se quadros acentuados de tristeza, imprudência, ansiedade e hiperatividade, além de mais envolvimento em brigas com colegas. Essa pesquisa pode provar a importância do esforço em estabelecer uma rotina para os filhos, principalmente no que diz respeito às horas de sono. E sempre que houver dificuldades em controlar a rotina da criança ou forem verificadas alterações repentinas, é importante que os pais levem essas questões ao médico.