Insolação: saiba como evitar e como tratar

 

plano-saude-curitiba-insolaçao

Além da elevada temperatura corporal (acima de 39 graus), entre os principais sintomas da insolação estão desidratação, queimadura da pele (vermelha, quente e seca, sem suor), pulsação forte e rápida, dor de cabeça, tontura e febre. Algumas pessoas podem ainda sentir náuseas, apresentar sinais de confusão mental e até inconsciência.

Como a pele e o corpo ficam muito sensíveis, é necessário um tratamento imediato, no qual é preciso resfriar o corpo e tratar as queimaduras, caso necessário.

Insolação: o que fazer?

Se você não sabe como proceder ao ver uma pessoa com insolação, fique atento: tire a vítima do calor e leve-a para um ambiente fresco e na sombra. Se ela estiver consciente, faça-a ingerir bastante água. Também é preciso resfriar o corpo. Para isso, inicie o procedimento com compressas frias. Quando a temperatura começar a baixar, você pode resfria-la com uma ducha.

Não deixe de monitorar a temperatura para se certificar de que está baixando. Se a vítima começar a vomitar intensamente, ou a ter sua consciência alterada, deve-se levá-la para o hospital o mais rápido possível. E a ingestão de bebida alcoólica está proibida, já que contribui para a perda de líquidos.

A insolação é considerada um acidente grave, principalmente para idosos e crianças, que apresentam baixa tolerância a agressões. Portanto, é muito importante saber como evitar esse mal:

Como evitar a insolação?

– Beba bastante líquido

– Prefira roupas leves e evite ao máximo as apertadas

– Use protetor solar sempre antes de se expor ao sol e de 2 em 2 horas se estiver na água

– Evite atividades físicas pesadas sob o sol quente

– Procure ficar na sombra e evite exposição ao sol em horários críticos (entre 11h e 16 h)

– Beba muita água (no mínimo 2 litros por dia)

– Todas as vezes que molhar-se com água do mar, tome um banho com água doce para tirar o sal da pele

– Use chapéus e óculos de sol, mesmo na sombra

– Não consuma bebidas alcoólicas durante a exposição solar

Em caso de queimaduras na pele, você pode fazer compressas frias de chá de camomila ou utilizar loções corporais indicadas.