Lábios ressecados: como surgem

labios-ressecadosÉ o frio chegar para eles também darem os caras. Sim, caros leitores, apesar de o frio ter lá suas vantagens e ser amado por muita gente, ele traz consigo alguns problemas como os lábios rachados. E só quem já passou por isso (praticamente todos) sabe como a situação pode causar dor e ser um incômodo. Mas você sabe por que isso acontece? Ou melhor, como evitar este entrave? Bem, então é melhor você continuar lendo.

Os lábios rachados consistem em uma inflamação que pode ser causada pelos seguintes fatores: desidratação, queimaduras solares e clima frio ou seco. Porém, alguns fatores extras, mas não muito comuns, também ocasionam as feridas, como alergias a batons, cremes dentais, alimentos ou bebidas. Então, se você sofre deste mal mesmo quando não há frio ou qualquer um dos fatores mais comuns que causam os lábios rachados, consulte um médico para descobrir o que pode estar lhe causando o problema.

A inflamação geralmente se dá nos cantos e nas bordas dos lábios, causando feridas vermelhas e dolorosas, expondo a carne por meio de pequenas ou médias rachaduras. O grande problema é que, dependendo do nível das feridas, os lábios podem acabar se tornando porta de entrada para mais infecções. Portanto o essencial é se tratar o quanto antes.

Leia mais sobre saúde e bem-estar

E para fazer isso, o ideal é hidratar o lábio por meio do amplo consumo de água, do uso de batons especiais ou manteigas de cacau. E não se esqueça de não umedecer os lábios com saliva, pois ela contribui para o ressecamento. Para outros métodos mais rápidos e eficientes, a dica é consultar um dermatologista, que analisará o caso e lhe indicará o melhor caminho para a recuperação.