Lidando com a Dor da Perda

Apesar de a morte ser algo inevitável, é muito difícil lidar com a situação quando ela atinge pessoas especiais em nossas vidas. Pensamos nisso, reunimos algumas dicas para tentar ajudar quem está passando pela situação de luto:

Libere os seus sentimentos – Pensar que esconder ou ignorar os sentimentos os fará ir embora é um pensamento um tanto precipitado. Em longo prazo, isso apenas fará com que sua dor seja adiada e em algum momento ela voltará de alguma forma e não terá como fugir. Então o ideal é admitir a dor e não ter medo de senti-la. Chorar, compartilhar com pessoas importantes, achar um meio de transformá-la em algo saudável como fazer uma atividade que traga prazer para descontar a energia, como correr, desenhar, etc. O importante é liberar sua dor sem machucar os outros.

Lide com a dor em seu tempo – Não há um tempo certo para a dor passar. Isso dependerá de cada pessoa. Então deixe de lado esse pensamento de que tem um prazo certo para superar o sofrimento. Sinta suas emoções no seu tempo, sem se preocupar com os outros. A dor de uma perda nunca será totalmente superada, mas lidar com os sentimentos da perda da melhor maneira possível é o que leva tempo. Por isso, é importante sentir intensamente de sua maneira, para que assim você possa seguir em frente.

Procure conforto – Sendo nos braços de amigos ou familiares, ou até mesmo sozinho, o importante é se sentir confortável para se abrir e espairecer. Seja saindo para bater um papo, assistir a algum filme, escrever algum texto, procurar conforto na fé ou como você preferir. Sentir-se confortável é um grande remédio ao passar por esse processo.

Entre outros assuntos, também vale ressaltar cuidar da sua saúde mental. Em momentos difíceis às vezes esquecemos de dormir no tempo adequado, de nos alimentarmos bem ou passarmos um tempo ao ar livre para espairecer a mente. Apesar de serem tarefas difíceis nesse momento, todas essas dicas são essenciais para passar pelo processo de luto e superação.