Medicina do trabalho, uma das maiores conquistas do trabalhador

medicinadotrabalho

Nesta sexta-feira, dia 1º de maio, o mundo comemora o Dia do Trabalhador. A data, criada em Paris, na França, em 1919, celebra as conquistas deles ao longo da história. E uma delas, com toda certeza, é a medicina/segurança do trabalho.

A preocupação com a saúde do trabalhador é antiga. Na antiguidade, autores como Plínio, Galeno já falavam sobre a importância do ambiente para o trabalhador. No entanto, como a realidade da época era diferente – com escravidão e poucos direitos –, pouca importância se dava ao tema.

Em 1700, no entanto, o médico italiano Bernardino Ramazzini escreveu o livro De Morbis Artificum Diatriba, que fazia uma crítica aos costumes até então adotados pelos “empregadores”. A obra do autor foi tão importante que ele recebeu a alcunha de “pai da Medicina do Trabalho”.

Com a Revolução Industrial e a propagação de fábricas, a relação capital-trabalho se modifica. Surge, também nesse período, o sindicalismo, que reforçava a importância da saúde ocupacional. Mas foi só no início do século XX que o bem-estar do trabalhador passou a fazer parte da agenda política e econômica.

A Organização Internacional do Trabalho foi criada em 1919 e reconhecia a existência de doenças profissionais. A saúde ocupacional surge, então, nas grandes empresas, com foco em higiene industrial para a proteção dos empregados.

O Brasil, no início dos anos 70, tinha muitos acidentes de trabalho. Por isso, passou a ser destaque na mídia. Notícias como “Brasil, campeão mundial de acidentes de trabalho” eram rotineiras. Por causa disso, o país impôs às empresas a contratação de médicos do trabalho.

Ainda na década de 70, foi criada a Comissão Intersindical de Saúde e Trabalho. Os sindicatos também fizeram “couro” à saúde do trabalhador. Hoje, no Brasil, existem as Normas Regulamentadoras – NR, relativas à segurança do trabalho. Todas as empresas, que tem colaboradores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, devem promover segurança ao trabalhador.

Clinipam tem empresa de segurança do trabalho

A Premium Saúde Ocupacional, empresa do grupo Clinipam, presta assessoria, consultoria e prestação de serviços de medicina e segurança do trabalho. No mercado desde 1995, oferece segurança e qualidade de vida às empresas e seus colaboradores. Entre os diferenciais, tem estrutura própria, equipe especializada, unidade de atendimento em Araucária, atendimento personalizado, unidade móvel e sede central, localizada na Rua João Negrão, 162 – 1º andar – Centro – Curitiba/PR.

medicinadotrabalho (2)

 

Informações: (41) 3018-1660