Melhor distribuição de proteínas auxilia no ganho de músculos

clinipam-plano-de-saude-proteina-musculos
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, o ganho de massa muscular está diretamente ligado à distribuição de proteínas. Logo, quanto melhor for essa distribuição ao longo das refeições diárias, mais adequado e notório será o aumento dos músculos.

Os resultados surgiram após os pesquisadores analisarem a dieta adotada pelos americanos, que, geralmente, comem carboidratos no café da manhã, um sanduíche ou uma salada no almoço e uma grande quantidade de proteínas no jantar. Desta observação e de uma medição da síntese protéica de um adulto saudável com tal dieta, constatou-se que os níveis de proteína não eram satisfatórios.

Os autores da pesquisa, então, prepararam uma dieta que, em vez de concentrar o consumo de proteínas em apenas uma refeição, o espalhava em pequenas refeições ao longo do dia. Os voluntários que aderiram à proposta apresentaram uma síntese muscular 25% maior do que aqueles que preferiram continuar com a antiga dieta.

O estudo, publicado no Journal of Nutrition, ressalta, portanto, que o ideal não é, necessariamente, aumentar o consumo de proteínas, mas distribuí-lo melhor. Ao fazê-lo, além de aumentar os músculos, você também ganha mais energia e, de acordo com os pesquisadores, um envelhecimento mais saudável.