Mitos sobre saúde

Mitos sobre saúde

Você provavelmente já deve ter escutado muitos mitos sobre saúde em sua infância. Alguns deles faziam sentido, mas outros eram totalmente sem cabimento. Hoje você vai rir um pouco ao relembrá-los aqui no blog da Clinipam!

Pasta de dente para tratar machucados

Sua avó já disse para você “passe pasta de dente no machucado”, logo após você cair de bicicleta? Se você um dia passou, saiba que sofreu em dobro. O creme dental não diminui a dor. Muito pelo contrário – ele a aumenta, primeiro na hora que se passa e depois na hora que se tira a pasta da pele.

Cerveja aumenta leite materno

Não. O que aumenta o leite materno é uma boa alimentação, consumo de frutas e ingestão de muita água. Além disso, dormir bem e fugir do estresse também podem ajudar.

Boné faz cair cabelo?

Não. É apenas outro mito sobre saúde. Usar muito boné pode causar caspa, conhecida como dermatite seborreica, mas não a queda dos fios de cabelo.

Manga com leite faz mal

Não faz, não! Este é outro mito da saúde, um pouco mais velho que os anteriores. Ele foi criado na época da escravatura. Os senhores dos engenhos não queriam que os escravos comessem manga, um item caro na época, e por conta disso inventaram essa história.

Chocolate causa espinhas

Não existe nenhuma comprovação científica. Os que os dermatologistas afirmam é que o  chocolate tem bastante açúcar e gordura, dois componentes que podem sim influenciar o surgimento de espinhas. Mas o chocolate, por si só, não tem esse poder.

Água com açúcar acalma

O açúcar favorece o surgimento da serotonina, conhecida como o hormônio do bem-estar, mas não é tão rápido assim. Um chá de camomila ou outro remédio fitoterápico podem ser mais eficientes.

Chiclete gruda no estômago

Não. O chiclete sai com as fezes após 24 horas. Então ele não “enrola nas tripas”, como dizia sua mãe ou avó.

Gostou dos mitos sobre saúde? Então compartilha!

Veja também: O que é a insônia e quais os seus tipos