Morangos reduzem colesterol, dizem cientistas

clinipam-plano-de-saude-morangos-reduzem-colesterol
Morangos são deliciosos, não é mesmo? E, mais do que isso, são alimentos extremamente benéficos ao nosso organismo, uma vez que possuem vitaminas C, A, E, B5 e B6, além de minerais (cálcio, potássio, ferro) e flavonoides (antioxidante). E o preço a pagar por tudo isso é baixinho. Apenas 38 calorias a cada 100 gramas.

E, agora, todos esse time de vantagens ganhou mais um reforço de peso. Segundo pesquisadores da Itália e da Espanha, em trabalho publicado no “Journal of Nutritional Biochemistry”, o consumo regular de morangos reduz o mau colesterol e os triglicérides.

A pesquisa foi realizada com 23 voluntários, que tiveram que comer 500g de morango todos os dias durante um mês. De acordo com os resultados, a quantidade total de colesterol dos participantes caiu 8,78%, enquanto os níveis LDL (colesterol ruim) reduziram 13,72%. Já os níveis de triglicérides caíram em 20,8%.

Marcadores de antioxidantes e a ação das plaquetas são outros benefícios que foram registrados na pesquisa, que aponta, por enquanto (ainda não há plena certeza), que os agentes responsáveis pelas ações benéficas do morango são as antocianinas (pigmentos vegetais que dão a cor vermelha ao fruto).