Não exagere na academia

academia

Um mês antes do verão, é comum que as academias fiquem lotadas. Isso porque aqueles que não se exercitaram durante o ano correm para buscar o corpo perfeito. O problema é que exagerar nos exercícios físicos não funciona e, ainda por cima, pode gerar lesões e problemas à saúde.

As articulações da coluna, do joelho e do ombro são as mais afetadas.  Na coluna, por exemplo, é possível que surja uma dorsalgia – conhecida também como lombalgia – que é aquela dor na região da lombar. A enfermidade é provocada pelos esforços repetitivos, excesso de peso e postura errada.

Já no joelho, é comum que ocorra a condropatia patelar, que é uma lesão na cartilagem do membro, provocada também pela repetição excessiva de exercícios, má postura e excesso de peso.

Moderação é a chave

De acordo com estudo divulgado em 2013 pela Universidade do Alabama (EUA), a moderação durante as atividades físicas é a melhor opção tanto para adquirir massa muscular quanto para emagrecer.

Não adianta exagerar na academia pouco antes do verão, pois isso pode afetar sua saúde. O ideal é manter a moderação. A saúde deve vir antes do desejo de ter um corpo perfeito.

Veja também: cinco benefícios dos exercícios físicos