O bom humor faz bem à saúde

clinipam-plano-de-saude-bom-humor-saude
Uma das melhores formas de se manter saudável, física e mentalmente, é estar de bom humor. E, apesar de concordarmos, não somos nós quem estamos dizendo isso, não. De acordo com especialistas que tem o humor como pauta de pesquisa, o bom humor é a peça-chave para uma boa vida.

E, para que deixemos a positividade nos influenciar das melhores formas possíveis, precisamos enxergar o mundo de forma diferente. Diferente de quem sofre por ansiedade e vê o lado negativo em tudo. Para adquirir bom humor, é necessário que sejamos flexíveis frente às situações que a vida nos apresenta e saibamos buscar o lado positivo das coisas.

Desta forma, por meio da visão otimista recém-adquirida, nosso corpo responde produzindo endorfina, hormônio responsável por sensações de prazer e relaxamento. Isso significa que o corpo está nos mandando uma mensagem, revelando que tudo está bem. E, claro, para atingir isso, além do estado de espírito, outros fatores, como cultura e estado físico, também entram na jogada.

Além disso, uma vez iniciada a produção de endorfina devido ao bom humor, o corpo só tende a criar ainda mais do hormônio, explica o clínico geral Antônio Carlos Lopes, da Universidade Federal de São Paulo, em entrevista à revista Superinteressante. Ele chama tal fato de “feedback positivo”. “Quanto mais bem-humorado você está, maior o seu bemestar e, consequentemente, mais bem-humorado você fica”.

Para completar, a endorfina também tem a capacidade de melhorar a qualidade do sono e o desempenho sexual, além de controlar a pressão sanguínea.

Tantos benefícios que, em troca, pedem apenas sorrisos e otimismo. Vale a pena, não é mesmo?