O que é Alergia?

O que é Alergia?

O que é alergia, afinal? A alergia nada mais é que a resposta do organismo a substâncias estranhas, como pólem, insetos ou determinados alimentos. Este último tipo é conhecido como alergia alimentar.  Você provavelmente tem um conhecido ou viu algum filme em que o personagem não pode comer amendoim, por exemplo.

De acordo com a Dra. Cinara Sorice, alergologista da Clinipam, a alergia é hereditária.  “Geralmente quando um dos pais é alérgico, você tem 40% de chance de desenvolver a doença. Se tanto pai quanto a mãe forem, as chances aumentar para 80%”, disse.  A hereditariedade, portanto, é um dos fatores mais importantes no desenvolvimento das doenças alérgicas.

Quais são as causas da alérgia?

Como disse a Dra. Cinara, a alergia é hereditária. Apesar disso, existem algumas substâncias que podem colaborar com o aparecimento da doença.  O que mais ocorre é que ácaros, pólem, fungos, pelos de animais e alimentos, principamente em crianças, levem ao desenvolvimento da doença.

E a renite alérgica?

A renite alérgica ocorre quando você respira alguma subtância da qual é alérgico. Isso faz com que ocorram irritações no nariz e olhos, podendo até causar febre. Para saber se você tem essa doença, preste atenção nos sinais: obstrução nasal, corisa, espirros, coceira.  Segundo a Dra. Cinara algumas pessoas, principalmente as crianças, desenvolvem alguns tiques, chamados de “saudação do alérgico”. Os mais comuns são coçar o nariz e piscar o olho com frequência.

Quais são os tipos de alérgia?

Existem diversos tipos de alérgia. Algumas delas são: alergia a alimentos, alergias de pele, urticária, alergia a medicamentos, alergia a picadas de insetos, reações anafiláticas,  alergia ao látex e outras.

Alergia pode matar?

Sim.  As anafilaxias, reações alérgicas sistêmicas, severas e rápidas, podem matar o indivíduo.  Quando a anafilaxia ocorre na pessoa, a pressão arterial diminui, há distúrbios gerais na circulação de sangue e taquicardia (aumento de frequência cardíaca). Existem muitos casos de  alergias que, por não serem tratadas, levaram o paciente à morte.

Como citamos no post “como saber se estou com asma”, entre os anos de 2005 e 2009, segundo levantamento do Ministério da Saúde, mais de 11.500 pessoas morreram por causa da doença aqui no Brasil.

Tem cura para as alergias?

Não, pois elas são hereditárias. Mas com o tratamento, que geralmente é baseado em medicações, é possível controlar.  Há casos em que a alergia some por um período, mas volta depois.  Isso geralmente ocorre porque a pessoa mudou de hábitos.

Como se prevenir das alergias?

Alguns cuidados devem ser tomados para se prevenir das alergias. Exemplo: menos exposição a pólens e poeira; não expor a criança abaixo de seis meses a alimentos como leite de vaca, pois elas ainda não possuem maturidade intestinal para suportá-los;  e evitar exposição à fumaça de cigarro.

 Como deve ser a casa de uma pessoa com renite alergica?

1 – Evite tapetes, carpetes e cortinas no quarto de dormir;
2 – Prefira pisos laváveis e cortinas do tipo persiana;
3 – As camas não devem ser colocadas junto à parede;
4- Evite animais de pelúcia, almofadas e estantes de livros nos quartos;
5 – Evite travesseiros de paina. Dê preferência às espumas revestidas de material plástico ou impermeável;
6 – Evite vassouras e espanadores de pó;
7 – Passe pano úmido na casa diariamente, já que o uso de aspitador de pó pode espalhar os alérgenos (causadores da alérgia) mais finos;
8 – Evite talcos, perfumes e produtos com cheiro;
9 – Não use inseticida em spray ou espiral, prefira mosqueteiros ou repelente sem creme, gel ou aerosol hipoalergênicos;
10 – Verifique áreas húmidas, como banheiro, cozinhas e porões para evitar o aparecimento de mofo;
11 – As roupas de cama devem ser lavadas com água quente para se eliminar os ácaros.
12 – Se você acha que tem algum tipo de alergia, procure um médico.

Veja também: A dor crônca