O que é pré-diabetes?

O que é pré-diabetes?

Você já ouviu a expressão pré-diabetes? Sabe o que ela significa? Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o pré-diabético é aquela pessoa com propensão a desenvolver a doença.

Os pré-diabéticos são caracterizados por ter no sangue mais açúcar do que o normal. A taxa das pessoas nessa condição varia de 100 a 125 mg/dl. Existem exames capazes de detectar isso.

Como prevenir diabetes

Os fatores para o desenvolvimento da “pré-doença” são os mesmos: hipertensão, idade (pessoas acima de 40 anos estão no grupo de risco), má alimentação, sedentarismo e histórico familiar.

É bom deixar claro que a pré-diabetes tem cura. Ou seja: quem está nesse estado não necessariamente desenvolverá a doença. Para isso, basta seguir uma dieta para pré-diabético, fugir do sobrepeso e obesidade, praticar esporte, pelo menos três vezes por semana e ter um acompanhamento médico constante.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, a mudança no estilo de vida pode reduzir as chances de desenvolver a doença. Em dez anos, é recomendado perder pelo menos 5% do peso corporal.

No Brasil, segundo dados divulgados por endocrinologistas, 12% da população brasileira têm pré-diabetes. Se você é uma delas, não deixe que a doença ganhe a batalha.

Clinipam, mais saúde para você!