O que são as varizes?

o_que_sao_varizes

As varizes são veias visíveis, dilatadas e tortuosas, que aparecem geralmente nas pernas. Elas fazem parte do primeiro grupo de doenças do sistema circulatório, conhecido como venoso. De acordo com a médica especialista em varizes, Dra. Claudia Stein Gomes, as veias varicosas – como também são chamadas – são hereditárias, mas outros fatores constribuem para o seu desenvolvimento, entre eles “ficar muito tempo em pé ou sentado e a gestação, período em que há compressão de vasos”, disse à TV Clinipam.

Qual a diferença entre varizes e varicoses?

As varizes, segundo a Dra. Claudia, estão em um plano abaixo da pelo. Por isso, são consideradas veias de “maior calibre”. Já as varicoses são aquelas manchinhas da pele, que muitas vezes parecem aranhas.

Qual o tratamento das varizes e varicoses?

O tratamento das varicoses (feito para secar as veias) é baseado em injeções, laser ou espuma. Já o tratamento das varizes é um pouco mais delicado. É necessário fazer uma cirurgia com uso de um agente esclerosante (polidocanol, que é um fármaco anestésico, por exemplo) que faz as paredes dos vasos se unirem umas nas outras. Há também o tratamento a laser para secar os vasos.

Como evitar as varizes?

Existem hábitos que podem evitar o aparecimento das varizes. Os principais são fazer exercícios, usar meias de compressão, evitar ficar muito tempo de pé ou sentado, usar meias elásticas e evitar anticoncepcionais via oral, isso se você tem outro método contraceptivo.

A alimentação adequada também pode ajudar a evitar varizes. Reduza o consumo de sódio comendo menos produtos industrializados e consuma mais alimentos com ômega 3, tipo de gordura encontrada em sementes de linhaça, sementes da chia e sardinha. Essas dicas são da nutricionista da Clinipam, Danuza Yanes.

Quem toma anticoncepcional pode ter varizes?

Na verdade sim. Isso porque o anticoncepcional tem estrogênio, hormônio que tem uma ação direta na parede do vaso. Segundo a Dra. Claudia, o “vaso é elástico e a ação do estrogênio faz com que a parede tenha mais elastidade ainda”. Portanto, quem já tem varizes pode acentuar o quadro.

Quem tem varizes pode ter trombose?

Sim, há chance de ter trombose. “Todas as veias se comunicam. Quando uma pessoa tem varizes de uma veia como a safena, por exemplo, essas varizes vão fazer inflamação e evoluir para um coagulo. A evolução do coagulo pode causar a trombose venosa profunda”, disse a Dra. Claudia.

A trombose venosa profunda, segundo o Dr. Drauzio Varela, “é uma doença potencialmente grave causada pela formação de coágulos (trombos) no interior das veias profundas”. Para identificar se a doença se desenvolveu, deve-se ficar atento aos seguintes sintomas: inchaço, cor mais escura da pele, vermelhidão, rigidez da musculatura, eczemas e úlceras.

As varizes, depois de operadas, voltam novamente?

Muita gente depois de fazer a operação para retirada das varizes disse que elas voltam. Mas não é exatamente isso que acontece. Segundo a Dra. Claudia, depois da cirurgia, que geralmente é feita com laser, as varizes somem, mas no futuro outras novas podem aparecer, o que é algo normal.

Compartilhe este post! Clinipam mais saúde pra você!