Os benefícios da dança para o corpo

clinipam-plano-de-saude-danca
Botar o esqueleto para se mexer nunca pareceu tão bom. Além de divertido, dançar traz diversos benefícios para o corpo e para a mente. Portanto, se você deseja utilizá-la como meio para fins estéticos ou de relaxamento, você escolheu muito bem! Se não, deixe-nos convencê-lo do contrário.

É inevitável não começar falando do bemestar que a dança traz, uma vez que o movimento e a expressão corporal, aliados à música, trazem sensações de paz, liberdade e felicidade ao corpo todo. Sem falar que você estará usando o corpo como raramente usou ou costuma usar, o que significa que estará despertando diferentes áreas dele e, consequentemente, essas e outras sensações.

No entanto, talvez o maior motivo pelo qual as pessoas procuram a dança seja o emagrecimento. E, sim, a prática é ótima para quem quer perder os quilinhos a mais. Além disso, tonifica os músculos e os mantêm saudáveis, favorecendo tendões e ossos. De acordo com Rodrigo Nolasco, professor de Dança de Salão da Escola de Dança Celso Vieira, em entrevista ao UOL, “uma pessoa com 70 kg, por exemplo, pode gastar durante 60 minutos dançando um ritmo moderado, cerca de 315 kcal”. O que equivale a uma caminhada ou pedalada moderada.

Para completar, dançar produz vantagens terapêuticas, sociais e culturais. Afinal, ela promove interação e contato com outros indivíduos e lhe permite conhecer um pouco mais sobre a história cultural da nação da qual provém a dança que você está praticando.

Por isso, escolha o seu ritmo, procure aulas ou mexa-se em casa mesmo, pois, independentemente do que for, a saúde é a grande estrela desta dança!