Os benefícios do cacau

clinipam-plano-de-saude-dia-do-cacau
Chocolate. Essa foi, provavelmente, a primeira palavra que veio à sua mente após ler o título deste post, não é? Tudo bem. Nós não lhe culpamos. Mas a verdade é que essa fruta vai muito além do que muitos conhecem e oferece benefícios essenciais ao bem-estar do corpo. Por isso, hoje, no Dia do Cacau, falaremos sobre alguns deles.

E a palavra de ordem quando falamos das vantagens do cacau é, de fato, “bem-estar”. Principalmente no que se refere ao humor. Isso porque o cacau estimula a liberação de endorfinas e serotonina (neurotransmissor que controla a liberação de alguns hormônios e regula ações como o sono e o apetite). E, todos sabem: quando dormimos e nos alimentamos bem, nos sentimos melhor e mais dispostos.

Disposição, aliás, é outra palavrinha bem importante quando o assunto é cacau. Graças à ação das aminas biogênicas, há uma elevação da disposição mental que, por sua vez, previne e combate doenças como a depressão.

Por causa de algumas moléculas presentes em sua composição, a fruta também é um forte aliado na luta contra o câncer de intestino. Chamadas de procianidinas, essas moléculas têm propriedades antioxidantes que protegem as células dos males causados pelo tumor.

Se você for procurar as ações do cacau no chocolate, no entanto, lembre-se que nem todos eles fazem jus a todos esses benefícios. Apenas os chocolates amargos, com 55% ou mais de cacau em sua fórmula, são vantajosos.

De qualquer forma, o cacau é um grande amigo do seu bem-estar, organismo e humor. Portanto, inclua-o, moderadamente, em sua dieta!