Os cuidados com a saúde da criança (Dia Mundial da Infância)

Children (7-12) playing tug of war in park
A infância é a época mais doce e simples da vida. E muitos de nós voltamos a esta fase da vida, de certa forma, quando temos filhos e os acompanhamos crescer e descobrir o mundo. Por isso, separamos algumas dicas para você cuidar bem da saúde dos seus filhos enquanto os acompanha nesta maravilha chamada infância.

Em caso de quedas, tudo vai depender da altura e em que local a criança caiu. Se a altura da queda foi superior a de 1,5 metros, leve a criança ao hospital, mesmo que, aparentemente, nada de grave tenha acontecido. Se for um bebê, leve-o ao hospital de qualquer maneira, independentemente da altura.

A saúde bucal também deve ser priorizada. Crianças que comem muitos doces, por exemplo, podem desenvolver cáries e outras complicações dentárias. Portanto, é recomendado que elas escovem seus dentes após todas as refeições. Aliás, não só elas, como todos nós.

E, por falar em saúde bucal, é necessário lembrar que a alimentação da criança também exige cuidados especiais. Frutas, legumes, verduras e carboidratos devem fazer parte de seus cardápios. Doces, refrigerantes e frituras devem ser evitados, pois, além de fazerem mal ao organismo dos pequenos, os deixará à mercê de problemas como a obesidade.

Esses, obviamente, são apenas alguns cuidados que as crianças merecem. Porém, o conselho geral é: previna. Não deixe-as sozinhas em locais potencialmente perigosos ou suspeitos e participe da vida de seus filhos. Esse último conselho, aliás, é essencial. Não há carinho ou atenção maior do que essa.