Os perigos do câncer do pulmão

Os perigos do câncer do pulmão

Por conta do Dia Mundial contra o tabaco, “comemorado” na sexta-feira (31), diversas instituições nacionais publicaram pesquisas para mostrar o quão perigoso é o cigarro e a doença que ele pode causar, o câncer de pulmão.

O primeiro levantamento sobre câncer de pulmão foi feito pela A.C Camargo Cancer Center, hospital localizado em São Paulo. Segundo os dados, de certa forma assustadores, mais da metade das pessoas que descobrem a doença já tem metástase – fase em que o tumor está se propagando pelo corpo.

Para os pacientes nessa fase, ainda segundo o hospital paulista, a chance de sobrevida após cinco anos é de menos 3%. No Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, entre 2010 e 2011, também foi observado algo semelhante: 71% dos pacientes, quando descobrem a doença, também estão em processo de metástase.

Como se prevenir do câncer do pulmão

O cigarro é a principal causa do câncer de pulmão. Portanto a primeira forma de se proteger contra a doença é deixando de fumar. Quem fumou por mais de 30 anos, pelo menos uma carteira por dia, precisa fazer uma tomografia anual. Veja um post que fizemos com dicas para se parar de fumar!

Mas não é só o cigarro que causa câncer do pulmão, ok? Substâncias como Amianto, Arsênico Asbesto, Berílio e Cromo também podem ser prejudiciais à saúde.

Brasil contra o câncer do pulmão

Mas as notícias não são apenas ruins. Um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), em parceria com a Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, mostra que o número de fumantes no Brasil passou de 31% para 16,8%, entre 1985 e 2000. Neste período, ainda de acordo com a pesquisa, 420 mil mortes foram evitadas.

Clinipam contra o tabaco

A Clinipam sabe da importância de se combater o fumo e diminuir os índices de mortes por câncer do pulmão. No grupo de apoio ao fumante, do Centro de Qualidade de Vida, há uma equipe multidisciplinar preparada para trabalhar e ajudar a quem deseja tirar de vez a nicotina da vida.

Mais informações sobre o novo grupo da Clinipam podem ser obtidas pelo telefone 3021-2030. O CQV fica na Rua XV de Novembro, 556, 1º andar – Curitiba (PR).

Veja também: 10 dias para parar de fumar