Outubro Rosa

Outubro é o mês de prevenção ao câncer de mama. O movimento, do qual a Clinipam está participando, começou em Nova York, nos Estados Unidos, em 1990. Neste ano, diversas entidades fizeram campanhas de prevenção ao câncer de mama. Posteriormente, elas foram espalhadas pelo mundo e hoje fazem parte do calendário de diversos países.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil há cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama por ano. O número de mortes é de quase 14 mil. Esse tipo de câncer é mais comum entre as mulheres. O diagnostico precoce é o melhor remédio.

Por isso, é importante que as mulheres conheçam seu corpo desde a adolescência, quando as mamas começam a crescer; e realizem o chamado autoexame das mamas, pelo menos uma vez ao mês. O primeiro exame clínico deve ser feito aos 20 anos e repetido a cada três anos até os 40 anos. Já a primeira mamografia deve ser realizada aos 35 anos e repetida aos 40. Depois disso, deve ser feita a cada dois anos até os 50 anos.

Sintomas: Observe se há alterações palpáveis na mama, que podem indicar um caroço, áreas de abaulamentos ou retrações de pele, manchas ou alterações na pele da mama e saída de líquido do bico da mama – geralmente sanguinolentos ou meio amarelados. Em caso de alguns desses sintomas, procure um médico.