Parto natural ou cesárea? Mães compartilham suas experiências

 parto-normal-cesarea (1)

Desde sua difusão, há algumas décadas, como alternativa de um parto sem dor, médicos alertam para os riscos que a cesariana pode causar para a saúde do bebê,.

Diversos estudos apontam que crianças nascidas assim têm uma flora intestinal diferente, e menos resistente, daquelas nascidas de parto normal. De acordo com pesquisa da Universidade de Copenhague, isso acontece porque os bebês nascidos de cesárea desenvolvem um menor número de células responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico.

A primeira exposição a microrganismos parece ser crucial para as células reguladoras do sistema imunológico do novo ser; e o tipo de parte contribui fortemente para isso.

Segundo a pesquisa, os bebês nascidos de parto normal são expostos a mais bactérias da mãe, fazendo com que o sistema imunológico do recém-nascido aprenda a distinguir entre suas próprias moléculas e outras estranhas. Isso o tornaria mais resistente e saudável.

Experiências compartilhadas

Perguntamos em nossa página no Facebook se nossas fãs teriam experiências para compartilhar sobre o seu tipo de parto e uma possível relação entre ele e a saúde do seu filho. A pergunta foi aberta e não mencionava especificamente a saúde intestinal das crianças, assim as mamães responderam de forma bem ampla. Confira suas experiências compartilhadas para a pergunta: “Mamães, vocês acreditam que o parto normal ou cesárea influenciou de alguma forma a saúde dos seus bebês?”

Tali Gomes De forma alguma. Minha BB nasceu cesárea, 37 semanas e com 4.100kg. É perfeita, saudável e minha recuperação super tranqüila! Faria tudo de novo!

Marisa Freitas Tive três cesariana e foi tudo perfeito meus filhos são perfeitos e quero mais um chega parto p laquiadura 🙂

Silvana Amauri Licheski O meu filho tbm foi cesariana e ele é bem saudável não fica doente temos planos mas e difícil usar

Rosi Ramos Duarte A minha nasceu de cesárea e nunca teve nenhum problema de saúde grave.