Pé de atleta: como prevenir e tratar a frieira

prevenir-e-tratar-frieira-plano-de-saude-em-curitiba

Com o calor chegando, aumentam as chances de se adquirir a temida frieira, que surge em locais mais quentes e úmidos. Além de incômoda, pode ser também uma situação vergonhosa para quem convive com esse mal. Por isso, é importante saber, principalmente, como prevenir o pé de atleta, e como tratar, caso seja necessário. Confira as dicas que a Clinipam preparou e aprenda a lidar com a situação.

A frieira aparece quando fungos se acumulam em algumas regiões do corpo, especialmente, entre dedos das mãos e dos pés. O agente causador é o fungo chamado Tricophyton, que provoca manchas vermelhas, redondas, que descamam com o tempo, que coçam e doem. A condição acomete homens e mulheres de diferentes idades, porém, é mais comum no sexo masculino.

O lugar perfeito para a proliferação dos fungos é quente, escuro e úmido, portanto, quem utiliza muito sapato fechado, principalmente praticando esportes, deve ter atenção redobrada, já que propiciam um habitat ideal para estes microrganismos. Deve-se atentar, também, para o fato de que frieiras são transmissíveis, portanto, é preciso tomar cuidado com objetos pessoais e locais como vestiários e piscinas públicas.

O tratamento da frieira é feito com medicamentos antifúngicos de forma local ou via oral, depende do grau. É importante também não coçar o local, para evitar a proliferação. Mas, para que você não precise chegar ao ponto de ter que tratar, há algumas medidas capazes de evitar o aparecimento de frieiras:

– Prefira sapatos mais folgados e evite os de bico fino. Sempre que possível prefira chinelos e sandálias que propiciam a ventilação dos pés.

– Troque as meias com frequência e prefira as de algodão, as de tecido sintético podem abafar os pés.

– Evitar ambientes coletivos úmidos. Caso frequente esse locais, nunca fique descalço, utilize sempre um chinelo de borracha.

– Depois do banho seque muito bem todas as partes do seu corpo, principalmente entre os dedos dos pés, que costumam acumular umidade

– Fique atento às unhas dos pés, elas podem indicar como está sua saúde. Se apresentarem coloração estranha ou caso estejam grossas, procure um profissional.

Higiene é fundamental para evitar qualquer doença, principalmente as de pele. Portanto, tenha hábitos saudáveis e sempre que desconfiar que há algo errado, procure um médico. A automedicação é um erro, já que pode disfarçar o problema e não tratá-lo corretamente. Fique atento.