Pesquisa: fast food faz mal à saúde e aumenta risco de asma

Pesquisa: fast food faz mal à saúde e aumenta risco de asma

Já não é novidade que o fast food faz mal à saude. Nos últimos anos, diversas pesquisas foram feitas para comprovar essa tese. Em 2008, por exemplo, o Centro de Pesquisa do Mal de Alzheimer, do Instituto Karolinska, em Estocolmo, mostrou que o consumo de comidas rápidas pode aumentar o risco de Alzheimer.  Outro levantamento, dessa vez feito pela Universidade de Londres, avaliou crianças de 3 a 5 anos e constatou que o fast food reduz a inteligência na vida adulta.

O último estudo sobre os perigos do fast food, feito pelas universidades de Auckland, da Nova Zelândia, e de Nottingham, no Reino Unido, e publicado pela revista Thorax mostrou que consumir comidas rápidas 3 ou 4 vezes por semana pode causar doenças como asma, eczema e rinite na adolescência.  Para chegar a esse resultado, os cientistas analisaram 500 mil crianças de 50 países diferentes.

O levantamento mostrou que os adolescentes que consomem fast food com frequência têm 39% de chance a mais de desenvolver asma severa.  Já entre as crianças com idade entre 6 e 7 anos o número cai um pouco (27%). Hywel Williams e Innes Asher, pesquisadores resposáveis pelo estudo, disseram que a pesquisa deve ser levada em consideração, já que o consumo de comidas rápidas é uma realidade mundial: “Se as associações entre a comida fast food e a prevalência dos sintomas de asma, rinoconjuntivites e eczema são causais, então os achados têm uma grande influência na saúde pública devido ao crescente consumo de fast food em nível global”.

Além de Alzheimer e redução de QI, pesquisas antigas mostram que o consumo exagerado de fast food pode aumentar as chances da pessoa desenvolver diabetes tipo 2, obesidade, esteatose hepática, resistência à insulina, doenças do coração, colesterol alto e até depressão. Agora, por que o fast food é tão perigoso assim?

Por que o fast food faz mal ao organismo?

Os fast foods fazem mal ao organismo porque neles há grande quantidade de gordura saturada, o que pode ocasionar colesterol alto. A quantidade de açúcares também é exagerada e isso pode causar as doenças citadas acima, como diabtes tipo 2 e obesidade. O sal, como o açúcar, também é colocado de forma abundante. Além disso, há muitos ácidos saturados, conhecidos por afetar a imunidade das pessoas.

Antes de finalizar este texto, é bom deixar claro que existem empresas de fast food saudável. Portanto é importante pesquisar os nutrientes presentes nos produtos, antes de consumi-los.  Compartilhe esta informação e mais saúde para você!

Veja também: Dieta e exercício físico!