Planejando a gravidez

clinipam-plano-de-saude-planejando-gravidez
A gravidez é um dos momentos mais aguardados por casais de todo o mundo. É o momento de se preparar para receber mais um membro na família e aproveitar toda a alegria e empolgação que ele proporcionará antes mesmo de nascer. Mas, para tanto, é preciso se atentar a algumas dicas e cuidados que farão toda a diferença durante a gestação.

Nos primeiros três meses de gravidez, evite álcool. Completamente. É possível voltar a beber, com moderação, entretanto, após esses três meses. Lembre-se apenas de que tudo o que você consome é repartido com o bebê. Portanto, seja responsável. Cigarros, por outro lado, estão completamente fora de questão, pois afetam o bebê em todas as fases da gravidez, podendo causar complicações sérias. E, durante esses primeiros três meses, evite, além disso, quaisquer substâncias químicas na corrente sanguínea, como tintura para cabelos, por exemplo.

Quanto aos medicamentos, não utilize nada sem prescrição médica. Por isso, o acompanhamento pré-natal é indispensável para que não haja qualquer dor de cabeça. Exames de rotina, como ultrassom, análise de sangue e curva glicêmica devem ser realizados, no máximo, a cada três meses. Alguns exercícios específicos para gestantes também podem facilitar o processo, porém, devem ser feitos com o acompanhamento de um fisioterapeuta ou profissional qualificado.

Em relação à alimentação, recomenda-se que as mulheres grávidas mantenham uma alimentação balanceada para que não ganhem muita gordura, pois esta pode oferecer problemas no momento do parto. Lembrando que não há restrições, mas elementos como proteínas, ferro e cálcio devem ser consumidos em maior quantidade do que alimentos mais “gordurosos”, pois auxiliam na prevenção de doenças e outros problemas com os quais o feto pode vir a lidar.

A verdade é que há muitas dicas, formas e métodos para se cuidar durante a gravidez. Estas são apenas algumas delas. Para ficar completamente por dentro de todo o processo, no entanto, converse com seu obstetra, pois seu corpo pode apresentar peculiaridades e necessidades específicas.