Por que muito sal faz mal à saúde?

S

Que sal em excesso faz mal à saúde, muita gente sabe. Mas você sabe por quê? A substância que contribui para o equilíbrio das nossas células e para a transmissão dos impulsos nervosos também tem seus malefícios. E é isso que você vai conhecer hoje, no blog da Clinipam.

O sal é um dos temperos mais populares do mundo, talvez por isso, muitas vezes seu consumo esteja sempre acima do recomendado. No Brasil, 12 gramas do mineral são ingeridas por dia, quando o máximo sugerido pela Organização Mundial de Saúde é de apenas 5 gramas. Nessa história, o verdadeiro vilão, na verdade, é o Sódio (Na) e a principal preocupação dos médicos e nutricionistas é que os efeitos do nutriente no organismo não são imediatos, algumas pessoas demoram anos para apresentar os primeiros sintomas.

O consumo excessivo de sal aumenta o risco de doenças cardiovasculares, hipertensão, derrame cerebral, câncer no estômago, osteoporose, catarata, problemas renais, entre outras. Sódio em excesso pode provocar também cefaléia, delírio, parada respiratória e eritema da pele. Por outro lado, a deficiência do mineral também é prejudicial, já que pode causar letargia, fraqueza e convulsões. Por isso, o ideal é manter uma dieta equilibrada.

Um estudo da Universidade de Shimane, no Japão, avaliou a alimentação e exames de densidade óssea de 213 voluntárias que passaram pela menopausa. Foi possível observar que as que consumiam uma base de 18 gramas de sal por dia possuíam quatro vezes mais risco de quebrar um osso, em relação àquelas que ingeriam menores doses. E a culpa disso, mais uma vez é do sódio, já que promove a perda de cálcio pela urina. Para compensar essa perda, o organismo manda cálcio do esqueleto para a corrente sanguínea, deixando os ossos fragilizados e suscetíveis a fraturas.

Se você pretende controlar a ingestão de sal, fique atento aos alimentos industrializados, pois possuem grande quantidade de sódio. De acordo com estudos, 77% do sódio que ingerimos vêm dos molhos, produtos em conserva e embutidos.